A fibra de coco há muito tempo tem sido usada na agricultura, misturada ao substrato. Mas, somente agora tem chamado a atenção dos consumidores como uma solução biodegradável e sustentável.
A fibra de coco é um recurso útil para o cultivo de mudas e hortaliças, que é extraída do mesocarpo do coco, com propriedades físicas e químicas que potencializam os nutrientes do substrato.
Fibra de Coco como Substrato para Mudas
Além da produção comercial de mudas, há ainda o cultivo hidropônico que não necessita do uso do solo, porém outras práticas se fazem necessárias para substituir o solo, além do uso de água apenas. E a fibra de coco tem se tornando comum entre os agricultores de hidroponia.
É certo que, diversos materiais orgânicos e inorgânicos tem sido utilizados como substratos nesse tipo de cultivo, no entanto, a fibra de coco ganha destaque por mais resistente, ter mais durabilidade, além de ser um recurso biodegradável e ambientalmente correto.
Outro grande destaque é que a fibra de coco possui alta porosidade, o que facilita a aeração e a retenção de água, duas características essenciais para o crescimento saudável das plantas. Além disso, sua durabilidade e resistência a processos de degradação acelerada, como dito anteriormente. Isso torna a fibra de coco, uma excelente escolha para cultivos de ciclo longo, como o de hortaliças e flores ornamentais, por exemplo.
Benefícios para suas Mudas e Cultivos
A fibra de coco possui nutrientes naturais e capazes de potencializar a qualidade do seu substrato e promover o desenvolvimento saudável das raízes, flores, frutos e folhas. Há alguns casos, em que a fibra precisa ser lavada para remoção de tanino, pois pode afetar o crescimento das plantas.
No cultivo hidropônico, essa etapa de lavagem pode ser dispensada, já que o substrato é enriquecido com nutrientes durante o pré-plantio ou através da fertirrigação, proporcionando um ambiente ideal para as plantas crescerem vigorosas, não afetando o crescimento do cultivo ou das mudas.
Leia mais: Fibra de coco para melhorar substrato
Resultados do uso da Fibra de Coco
Estudos têm demonstrado que o uso da fibra de coco em cultivos de tomate em estufas, por exemplo, resultou em uma produção 7,3% superior quando comparado ao segundo melhor substrato testado, o pó de serra.
Esse desempenho superior comprova que a fibra de coco não só é uma alternativa viável, mas também uma escolha mais eficiente para o agricultor que busca melhorar seus resultados.
A fibra de coco é uma matéria-prima que alia sustentabilidade, eficiência e baixo custo.
Com o aumento da produção de coco verde e o crescente volume de cascas descartadas, o aproveitamento desse material na agricultura se torna uma solução economicamente viável e ambientalmente responsável.
Para produtores que desejam adotar práticas agrícolas mais verdes, a fibra de coco é, sem dúvida, uma das melhores opções disponíveis no mercado.