A Fibra de Coco no Brasil: recurso sustentável e promissor

O Brasil é um dos maiores produtores de coco do mundo, gerando cerca de dois bilhões de cocos por ano.

No entanto, apenas a água e a polpa são consumidas, enquanto a casca – que representa 80% do peso total – acaba sendo descartada. Isso gera um impacto ambiental significativo para a natureza e para a sociedade.

Já que cada coco consumido no país produz cerca de 1,5 kg de resíduos e este resíduo acaba sendo descartado de forma incorreta ou queimado a céu aberto ou vai parar em lixões. E o grande problema é que a casca de coco pode levar até dez anos para se decompor.

O Potencial nutritivo da Casca de Coco

Apesar de parecer um grande problema. A casca do coco tem um grande potencial como matéria-prima. Primeiro por ser um produto em abundância no país (Brasil), segundo por possui propriedade nutritivas, muito comum seu uso em cozinha.

E por fim, é um produto que pode ser reciclado e utilizado por uma diversidade de segmentos industriais como empresas de:

  • Estofamento automotivo
  • Colchões e palmilhas
  • Materiais de jardinagem e substratos agrícolas
  • Geotêxteis para contenção de encostas
  • Briquetes e carvão vegetal

O potencial do casca do coco é muito grande. Mas, de acordo com o Embrapa, embora o Brasil tenha gerado cerca de 3 milhões de toneladas de resíduos de coco por ano, parte desse material é descartado. E é comum realmente, encontrar resíduo de casca de coco no campo, aterros, regiões costeiras, onde o consumo de água de coco é elevado.

E um destaque feito pelo Embrapa é em relação a coleta da casca do coco e o processamento desses resíduos que ainda enfrentam desafios logísticos e tecnológicos no Brasil, devido a falta de investimento.

Por isso, não é tão comum encontrar fábricas de produção de fibra de coco e pó de coco no Brasil. Empresas que dependem desse produto, acabam exportando da Ásia, pagando taxas altíssimas de exportação.

Fibra de Coco: solução versátil

Recentemente, tem se realizado muitas pesquisas sobre o uso da fibra de coco em plantações, por ser rica em lignina, o que lhe confere alta resistência e durabilidade de aproximadamente 08 anos. Esse material tem se mostrado uma solução versátil para diversas aplicações:

  • Indústria automotiva: Grandes montadoras já utilizam a fibra em bancos e revestimentos.
  • Construção civil: A fibra substitui o sisal na instalação de forros e revestimentos internos.
  • Artesanato e moda: A mistura de fibra de coco com látex resulta em um tipo de TNT usado para bolsas e peças artesanais.
  • Agricultura: O farelo resultante da extração da fibra é usado como substrato agrícola, com a capacidade de reter até quatro vezes o seu peso em água, promovendo a economia de recursos hídricos.

Desafios e Oportunidades para o Futuro

O mercado de fibra de coco tem começado a se aquecer no Brasil, pois somente agora é que a boa parte dos brasileiros estão conhecendo sobre as propriedades e os benefícios para o cultivo de diversas plantas, flores, vegetais, legumes e até mesmo para proteção e contenção de derreamento de óleo.

Isso mesmo! A fibra de coco tem sido uma excelente substituta da turfa canadense para sorver diesel, óleo e derivados do petróleo. Existem diversos artigos que comprovam a eficiência da fibra de coco como melhor biossorvente. A Embrapa e outras instituições de pesquisa continuam desenvolvendo novas tecnologias para ampliar o aproveitamento desse recurso.

Sendo assim, percebemos que ao adotar o processo de reciclagem da casca do coco, a Eco e Ponto adota uma oportunidade não apenas para reduzir o impacto ambiental, mas também para fomentar a economia circular.

Aproveitamento de resíduos

O aproveitamento da casca de coco é, portanto, uma solução promissora para diversos setores industriais, além de contribuir para a sustentabilidade e a redução de resíduos.

Com investimentos em tecnologia e logística, o Brasil pode se tornar referência global na reciclagem de coco, transformando um problema ambiental em uma fonte de inovação e desenvolvimento econômico.

[xs_social_share]

1 Comment

  1. Carolina
    3 de dezembro de 2024

    Estou estudando sobre resíduos da casca do coco na escola e achei muito legal as informações.

Leave a Comment